domingo, 20 de setembro de 2009

Educação vem de casa ou se aprende na escola?

Conversando com minha mãe essa semana, entramos num assunto muito serio, sobre as educação nas escolas. Minha mãe, pedagoga, da aula em uma escola mais afastada e mal vista da cidade.

Conversando com ela, me comentou algo que fiquei pensando seriamente. Ela mencionou que muitos de seus alunos possuem famílias problemática, e então por isso chegam na sala de aula, e desrespeitam todos até mesmo professores. Ai veio o comentário de minha mãe, que por sinal é bem vista e respeitada pelos aluno: Filho, esses alunos chegam na escola querem chamar atenção. Um o pai bate na mãe na frente da criança e não ta nem ai, o outro a mãe ta trabalhando no bordel, o outro o irmão foi preso por trafico de drogas. O que elas querem é apenas atenção.

Olhando por este lado, ela tem razão, mais será que é a escola que tem o papel de educar? Nessa situação acredito que sim, mais vimos que dentro das escolas, os alunos reclamam do mal humor dos professores, em resposta desrespeitam tudo e todos.

Será que não é o momento desses educadores repensarem seus métodos ou maneiras de agirem, afinal talvez seja dentro da escola que fortalecem a formação de uma pessoa sem caráter. Afinal em casa não há pessoas na qual tomar o exemplo, e assim talvez minimize o risco de professores serem desrespeitados com freqüências por marginais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário